Desvendando a outra face do saber: Na vida dez, na escola zero - reflexões sobre os saberes construídos pela experiência

Autores:

MARCELE NEUTZLING RICKES, ANDREIA TEIXEIRA INOCENTE, ANDREIA TEIXEIRA INOCENTE

Objetivos:

Promover a discussão de como o conhecimento matemático formal (conhecimento elaborador pelas leis da lógica através da dedução) ainda está distante do conhecimento matemático construído pela experiência (conhecimento elaborado pelo indivíduo em sua atividade de adaptação ao meio), refletindo principalmente que a habilidade de um indivíduo para mostrar uma determinada competência depende das situações culturais e sociais nas quais ele tem a oportunidade de usá-las.

Descrição:

Existe uma discrepância entre o que o sujeito sabe fazer na vida e o que ele demonstra fazer nas provas escolares. A questão que se coloca é: por que essa diferença entre matemática como habilidade de sobrevivência e a matemática da escola? Ao discutir esta dicotomia entre a matemática de rua em contraposição à matemática da escola, são abertos caminhos para reflexão sobre a educação matemática, envolvendo questionamentos de como resolver problemas práticos com conceitos matemáticos relacionando-os com a experiência de vida cotidiana.

Público Alvo:

Estudantes da Licenciatura em Matemática

Pré-requisitos:

Não há.

Carga Horária:

4 horas

Vagas:

25

Turma Local Inscrição
Desvendando a outra face do saber: Na vida dez, na escola zero - reflexões sobre os saberes construídos pela experiência - 03/10/2019 - 19:00 às 22:30 Laboratório de Matemárica