Autores:
Mailing Berwanger, Mailing Berwanger
Objetivos:
Essa oficina tem por objetivo levar os discentes à construírem conhecimentos referentes a nanociência que está presente em seu dia-a-dia, ou seja, encontrar uma maneira de transportar para a sala de aula, especificamente no Ensino Médio, noções de nanociência e nanotecnologia, para isso será utilizado o método experimental. A alternativa sugerida, por essa pesquisa, é demonstrar que é possível trabalhar física moderna em sala de aula , introduzir tópicos de nanociência através de experimentos e, ainda, mostrar aos alunos o mundo fascinante das aplicações dessa nova ciência, da nanotecnologia.
Descrição:
A sociedade, atualmente, utiliza recursos e tecnologias que resultaram da pesquisa nanotecnológica. Por isso, acredita-se ser relevante uma compreensão da nanociência, pela sociedade, para uma utilização consciente dos subsídios e produtos nanotecnológicos, resultantes das pesquisas referentes à essa nova ciência. Pretende-se demonstrar que é possível realizar o estudo Nanociência através da apresentação dos conceitos, de forma compreensível, e da utilização de materiais simples e de fácil acesso. Acredita-se que teoria e prática devam andar juntas, a contemplação de experiências no planejamento de um professor de Física é considerada essencial, pois este método prático contribui muito no processo de aprendizagem dos discentes.