Tópicos de Nanociência e Nanotecnologia no Ensino Médio

Autores:

Mailing Berwanger, Mailing Berwanger

Objetivos:

Essa oficina tem por objetivo levar os discentes à construírem conhecimentos referentes a nanociência que está presente em seu dia-a-dia, ou seja, encontrar uma maneira de transportar para a sala de aula, especificamente no Ensino Médio, noções de nanociência e nanotecnologia, para isso será utilizado o método experimental. A alternativa sugerida, por essa pesquisa, é demonstrar que é possível trabalhar física moderna em sala de aula , introduzir tópicos de nanociência através de experimentos e, ainda, mostrar aos alunos o mundo fascinante das aplicações dessa nova ciência, da nanotecnologia.

Descrição:

A sociedade, atualmente, utiliza recursos e tecnologias que resultaram da pesquisa nanotecnológica. Por isso, acredita-se ser relevante uma compreensão da nanociência, pela sociedade, para uma utilização consciente dos subsídios e produtos nanotecnológicos, resultantes das pesquisas referentes à essa nova ciência. Pretende-se demonstrar que é possível realizar o estudo Nanociência através da apresentação dos conceitos, de forma compreensível, e da utilização de materiais simples e de fácil acesso. Acredita-se que teoria e prática devam andar juntas, a contemplação de experiências no planejamento de um professor de Física é considerada essencial, pois este método prático contribui muito no processo de aprendizagem dos discentes.

Público Alvo:

Estudantes de Ensino Médio (1º, 2º, 3º anos)

Pré-requisitos:

Não são necessários.

Carga Horária:

2 horas

Vagas:

25

Turma Local Inscrição
Tópicos de Nanociência e Nanotecnologia no Ensino Médio - 03/10/2019 - 08:00 às 10:00 Sala de Aula A-104